28 de setembro de 2007

¿Generación en cuestión?

"Cuestión generacional es una exposición de alrededor de 30 piezas y de una docena de vídeos procedentes de esta colección, tanto de artistas nacionales como extranjeros nacidos en su mayoría en la década de los 60. Son fotografías, óleos y esculturas en las que se puede apreciar un componente temporal, tanto por los temas como por la manera en la que están tratados."

Visitei ontem no "Centro Galego de Arte Contemporánea", um magnífico projecto do arquitecto Siza Vieira, a exposição da colecção do CGAC, "Cuestión Xeracional". (1)
Para lá questões formais, ou de análise em termos de crítica de arte, queria mais do que tudo partilhar as 'sensações' e percepções com fiquei desta exposição. No seu conjunto a exposição, revela-se coerente, e com uma montagem muito bem cuidada e organizada. O que me perturbou, no meio de tudo, foi um sentimento de angústia por me ser complexo empatizar com as expressões ali expostas. Sinais de profunda perturbação, convulsão do nossos tempos, linguagens que apelam a uma montagem do que aparenta ser real, ampliadas quiçá pelos meios utilizados (vídeo, fotografia) tão próprios desta geração. Confesso que me dei pouco trabalho a ler sobre as obras e os seus autores. Deixo isso para quem procura ali esse tipo de informação.
Tendo feito o meu percurso nas artes plásticas, e recorrendo muitas das vezes, nos meus projectos às mesmas estragégias que estes artistas utilizam para reflectir sobre o mundo actual, não consigo de deixar de sentir um certo distanciamento estético de tudo o que vi. Como se sentisse um vazio incómodo provocado por estas imagens. Aqui volta de novo, sempre a 'velha' questão: para que serve a arte? Qual é o seu papel? A questão geracional é importante ao nível das linguagens? A mensagem é um objectivo da arte, ou isso é um campo reservado à comunicação? A arte serve para nos provocar 'boas' ou 'más' sensações? A arte ainda nos pode salvar?
A sensação com que sai da exposição, é de que esta geração, não soube ainda transportar para a arte, novos caminhos de consciência. Continua sendo um reportório interessante de linguagens plásticas, mas deixa um enorme vazio, angustiante, de reflexão oca sobre outros campos, que a mim me fazem falta: do Ser e do sentir.
Não deixo de aconselhar a visita. Pela arquitectura, pela qualidade do
CGAC, e por algumas peças excepção que valem a pena visitar.

(1) Nome em Galego

Ferramenta criativa


A web2 está todos os dias a surpreender-nos. Hoje descobri um novo site, com uma ferramenta criativa que nos permite criar um 'esboço' de uma ideia, que pode ser gravada (com ou sem voz) e depois publicada no site "sketchcast" ou no nosso blog. Uma poderosa ferramenta criativa, que permite ampliar a comunicação e desenvolver coisas bem giras... para já, publico apenas um primeiro 'sktech" muito 'fajuta' como exemplo... levou-me dois segundos a fazer e publicar!

¡SuperaFavordeTodo!

SUFATO
Movimiento "SUFATO - SuperaFavordeTodo"

SUFATO-1

"MOVEMENTO SUFATO [SuperaFavordeTodo](1)

Un si radical, unha onda de entusiasmo, unha corrente eléctrica de afirmación da vida. A violencia morbosa do signo positivo. A cultura da queixa e da confrontación está obsoleta. Os seus métodos son tópicos, conservadores, aburridos, e sobre todo profundamente ineficaces. A
negación nega, non constrúe, a negación nega, non transforma. a negación é combustible para as fauces da máquina.
SUFATO vai por outra vía. O noso movemento, en liña coa folga xaponesa, acepta a natureza atroz do poder e incorpora as súas perversións máis íntimas. Tampouco é para tanto: o poder é un relato bastante feble. Basta con empurralo levemente, superafavor de si mesmo (cara o seu punto de fuga) para que perda todo sentido, desvele a súa arbitrariedade idiota e se poña en ridículo*.
* “Autodestrucción inducida”, ou táctica de segunda derivada."

(1) Texto de manifesto publicado na integra em Galego.

Imagen011

26 de setembro de 2007

Last design work

P9260015
Cover; Tapa; Capa (design: Alexandre Pereira; autor: Susana Gregório de Sá Carneiro)

(ENG)
From a special invitation, to devellop the design of a book for a University's presentation, resulting from a Cientif research on the theme "Utilidad del Agar Eosina y Azul de Metileno en la Diferenciación e Identificación Morfológica de Levaduras de Interés Clínico" by Susana Gregório de Sá Carneiro, student of a PhD in Microbiology, in Facultad de Biología, Universidad de Santiago de Compostela, Galicia, Spain.
It was a great adventure, to design this cientif book, a true challenge to my creativity!!!
(ES)
Fué invitado, para desarrollar e diseño editorial de un libro para una presentación del DEA, resulto de una investigación científica sobre el tema
"Utilidad del Agar Eosina y Azul de Metileno en la Diferenciación e Identificación Morfológica de Levaduras de Interés Clínico", de usana Gregório de Sá Carneiro, estudiante de Doctorado en Microbíologia en la Facultad de Biología del Universidad de Santiago de Compostela.
Para mi fué una aventura enorme, desiñar ese libro cientifíco, un verdadero desafio a mi creatividad!!!
(PT)
Fui convidado para desenvolver o design de um livro, no âmbito de uma apresentação de um DEA, resultado de uma investigação científica sobre o tema "Utilidad del Agar Eosina y Azul de Metileno en la Diferenciación e Identificación Morfológica de Levaduras de Interés Clínico", da autoria de Susana Gregório de Sá Carneiro, estudante de Doctorado em Microbiologia na Facultad de Biología da Universidad de Santiago de Compostela.
Para mim foi uma enorme aventura, fazer o design deste livro científico, um verdadeiro desafio á minha criatividade!!!!

P9260016
Cover; Tapa; Capa (design: Alexandre Pereira; autor: Susana Gregório de Sá Carneiro)

P9260020
Layout-Spread; Interior-Separador; Interior-Separador (design: Alexandre Pereira; autor: Susana Gregório de Sá Carneiro)

P9260019
Layout-tables and photos; Interior-tablas y fotos; Paginação-tabelas e fotos (design: Alexandre Pereira; autor: Susana Gregório de Sá Carneiro)

P9260018
Layout-Spread and photo page; Interior-Separador y pagina de fotos; Interior-Separador e fotos (design: Alexandre Pereira; autor: Susana Gregório de Sá Carneiro)

Paula Rego llega a Madrid

E_Rego09b

El Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía presenta la mayor retrospectiva de una de las más internacionales artistas portuguesas.
Del 25 de septiembre al 30 de deciembre, Paula Rego, presenta sus pinturas, nun evento comisariado por Marco Livingstone y organizada por el MNCARS.
Para saber más visita la página web:
http://www.masdearte.com/
Notícias en portugués:
http://videos.sapo.pt/

25 de setembro de 2007

Dois anos a Semear

2anos

O tempo é uma ilusão da mente. No entanto, vivemos rodeados de coisas que nos fazem lembrar o tempo que passou, o que tempo que falta, particularmente o tempo "que nos falta"...
Não queria desenvover muito mais esta ideia, gostaria isso sim, de celebrar o tempo de hoje. Celebrar o caminho percorrido de mais de dois anos escrevendo e dando espaço a ideias e projectos que estão em sintonia com a visão manifesta neste blog - semear criatividade.
São dois anos, procurando fazer deste espaço, um lugar de reflexão, de partilha e de informação sobre alternativas. Acima de tudo de consciência e de busca de novos caminhos evolutivos. Um blog que se assume com uma visão holistica do mundo, procurando, tanto quanto possível, dar voz a essa visão. Focando a criatividade como caminho para a transformação individual, social e global. Uma visão focada na ecologia do Ser. Um blog que conspira e que acredita que Um Mundo Melhor é não só posssível como imprescindível!

Levantemo-nos contra a Pobreza!



Dia 17 de Outubro é o Dia Mundial para a erradicação da pobreza e espera-se que seja um grande momento de mobilização a nível internacional e nacional. Em 2006, 23 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se contra a pobreza sob a iniciativa “Levanta-te”.
A organização do evento em Portugal foi feita pela Pobreza Zero, que conseguiu que 19.949 portugueses, literal e simbolicamente, se levantassem contra a pobreza.

Este ano a convocação global à acção contra a pobreza e à desigualdade vai ser feita novamente e espera-se conseguir superar o recorde do Guiness estabelecido no ano passado. Para tal, independentemente de uma estratégia de media, estamos a fazer uma comunicação direccionada a determinados público-alvo que gostaríamos que se associassem a esta iniciativa. Nomeadamente, empresas com boas práticas de responsabilidade social, Autarquias, Grupos de Jovens, Locais de culto, Escuteiros... entre outros.

O convite que lhe fazemos, por este meio, é que dentro da sua área de influência ou grupo de actividade, possa dinamizar uma acção "Levanta-te" entre as 21h de dia 16 e as 21h de dia 17 de Outubro.

standup_logo

Genial! Grande ideia de comunicação!!!

21 de setembro de 2007

Cocina Creativa

¡Sí es verdad! Lo hago yo, la cocina creativa. Se quieres saber más, pués pergunta me.

P9180009
pinchos champiñones

P9110004
arroz naranja

P8080095
mejillones galaico-tuga

Llegué a Terra Nova!

Imagem1
Llegas por tierra, caminando, de 'bici', de autobús, o de coche. Buscas un sitio para conectar te al 'mundo'. Quieres leer tus correos, llamar a casa por Skype. Estas en Santiago de Compostela. El centro del mundo gallego. Aquí hay un lugar que es el centro del centro. Pepe te recibe con una sonrisa y te habla en un prefecto inglés (americano). Una cafetería siempre con gente de todos los lugares del Mundo. Jóvenes estudiantes Erasmus, turistas o extranjeros como yo, que se están aquí ahora. Una simpatía de lugar, que aconsejo a todos los que buscan un muy propio para conectar se al Mundo. En 'Terra Nova', puedes picar la tapas tradicionales, beber una caña, tomar un bello café y el mejor es visitar lo. Pepe is waiting for you!

Masa Crítica en Galego

banner_mcg

Fotografar com os olhos do Coração

O Zé, como prefiro chamar-he é um Ser Humano (com S e R grandes). Antes de tudo. O seu olhar através da sua câmera fotográfica, conta-nos histórias humanas. São necessárias poucas palavras para falar do Zé. O olhar de José Fernandes, fala sobre as histórias através de imagens que contam tudo o que é preciso. O resto são outras histórias. Aconselho a visita ao site do Zé - um livro aberto de histórias visuais.

toni banza
Overview - José Fernandes©

kat2_05_068BWMST copy
Katrina - José Fernandes©

alent2_081 copy (1)
Alentejanos - José Fernandes©

mardg16_206_030
Indians - José Fernandes©

sarau2_05_053
Sarau - José Fernandes©

lis15_05_033 copy
Lisboa- José Fernandes©

Dia de Paz/Día por la Paz

paloma_paz
Paloma de Picasso

(PT)
Será no próximo dia 22 de Setembro, que se celebra o Dia Internacional da Paz. Escrevo-o não só para recordá-lo, mas também para que possamos conectar dentro de nós essa energia, para que cuidemos da Paz em nós mesmos. A paz é um caminho em si mesmo, que me faz sentido percorrer em cada dia da minha vida. Nas pequenas coisas do quotidiano. Na forma como me coloco no mundo, e como me comunico com os outros. Essa paz, que não é apenas o contrário da guerra, é um contributo simples, que cada um pode fazer todos os dias. Para que possamos levar para as nossas vidas uma outra forma de estar, de Ser inteiro, de sermos criativos o suficiente para encontrar novas formas de nos relacionarmos com o Mundo em que vivemos. Que esse dia possa ser pleno de criatividade para vivenciar e celebrar a Paz conosco mesmos, com os outros e com o Planeta.

(ES)
Será el próximo día 22 de Septiembre, la celebración del Día Internacional de la Paz. Lo escribió no solo para recordarlo, aunque para que podáramos conectar dentro de nosotros esa energía, para que cuidemos da la Paz en nosotros mismos. La paz eres un camino en si mismo, que me hace sentido recorrer en cada día de mi vida. En as pequeñas cosas de cotidiano. En la forma cómo me coloco adelante del mundo y cómo me comunicó con los demás. Esa paz, que no es sólo el contrario de la guerra, es una contribución simples, que cada uno puede hacer todos os días. Para que podáramos llevar para nuestras vidas una otra forma de estar, de Ser entero, de seremos creativos lo suficiente para encontrar nuevas formas de nos relacionar con el Mundo en que vivimos. Que ese día pueda proporcionar a ser pleno de creatividad para vivir y celebrar la Paz con nosotros mismos, com los demás y con el Planeta.

95472853_6a03bd8d99_o

20 de setembro de 2007

Escrever para" Um Mundo Melhor!"

Há dias assim! Chegam-me coisas muito interessantes à caixa de e-mail. Esta é uma óptima noticia: nascerá em breve uma nova revista 'alternativa' - IM Magazine, que aspira a falar-nos do "Melhor que se faz no Mundo para um Mundo Melhor", com um excelente projecto editorial, e com uma equipa (onde se encontram alguns amigos e conhecidos) que fazem antever, pela sua visão e missão, um grande sucesso!
Vamos estar de olho no seu lançamento! Para aqueles que queiram ir degustando, podem visitar o site!

Imagem1

"Tem lançamento previsto para o fim de Outubro, mas já está online a filosofia desta revista inovadora em Portugal e no estrangeiro, assim como respectivos colaboradores que estão a tornar possível este projecto editorial independente."

No final do mail, assinava a directora - "se acredita neste conceito, divulgue. E participe". Pois eu já sou um "believer"!

Parar para pensar nas estragégias de desenvolvimento (sustentável?)

DSC01388

Nos tempos actuais, precisamos de parar e reflectir, como cidadãos, para onde corremos nós, em termos de desenvolvimento, perante as opções que se nos apresentam, e questionar se serão as mais sustentáveis, não apenas para Portugal, mas também para o Planeta.

"Travar para Pensar (*)

Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos Alfa por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos passageiros.

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

Não fora ser crítico do projecto TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e jardins-de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de pântanos nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países ricos. Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de cercade 7,5 mil milhões de euros não terá qualquer repercussão na economia do País.

Para além de que, dado hoje ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se mil escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um).

Ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

Cabe ao Governo reflectir.
Cabe à Oposição contrapor.
Cabe aos cidadãos manifestarem-se!!!

Cabe à tua consciência reencaminhar ou deixar ficar."

Por consciência decidi publicar.

(*) Um artigo interessante, como expressão de cidadania, que me chegou por email, através
de uma amiga, embora de autor desconhecido, que entendi plubicar aqui na integra.

19 de setembro de 2007

Last design work

Cover-GAIAEDU

One of my last designs for project "GAIA EDUCATION".

¡Yo aqui me siento bien!

Conservare lo spirito dell’infanzia
dentro di sé per tutta la vita
vuol dire conservare
la curiosità di conoscere
il piacere di capire
la voglia di comunicare.

Bruno Munari

P8080033

Inspirado por Bruno Munari paseo por Santiago, buscando mi lugar. Buscando otros puntos de vista. Una otra forma de veer la cuidad más mística de toda España.

El sol de Septiembre

El sol de Septiembre ya se presenta en la mirada. Los días se quedan más cortos, el frío entra en el cuerpo y te sientes mejor en casa. Aunque, aquí , nuestros hermanos gallegos, sientan que eso, para esa temporada no sea normal.
Lo domingo pasado estuvo (re)viendo la magnifica película documental con Al Gore - "An Inconvinient Truth". Me recordé de las cosas se están cambiando en nuestro planeta, como el sol de Septiembre en Santiago, que por esa temporada ya no eres normal. Aquí me dou cuenta que el planeta es uno e que mientras las fronteras entre países, las árboles, los pasaros, la naturaleza, se comporta como se no hubiese otra lengua que la universal. El mundo no habla portugués, español, inglés o iraquí. E mundo habla una otra lengua, que pide por atención. El mundo necesita que los humanos sean capaces de hablar esa lengua. Para que e sol aparezca en su circulo natural, e la lluvia venga, el frío, el calor. Lo piden las árboles, e todos otros seres que con nosotros partan la misma casa - el planeta Tierra.
P8080081

13 de setembro de 2007

Gota de Orvalho: Ensinamentos de SS Dalai Lama

Gota de Orvalho: Ensinamentos de SS Dalai Lama

Ahora...¡Plantar Creatividad!

(Es)
¡Hola a todos!
Pués a partir de día de hoy, este blog pasará a editarse también en español. Estoy dando nuevos pasos en mi vida, haciendo contactos con nuestros hermanos españoles y asi ponendo en prática la aprendizaje que hice de su idioma.
Siempre que necesário escriviré en español para que me haga entender más claramente y asi hacer la puente entre nuestras culturas. Auncé mis raices serán siempre portuguesas, tengo ganas de cultivar aquí un espacio de diálogo entre nuestras culturas, cambiando ese espirito de vivir de espaldas y asi escuchar lo que hay de más interesante del otro lado de la frontera.

tecnicas

Así en primero lugar quiero compartir con vosotros una página web que me a dado a conocer un compañero de Santiago de Compostela, sobre la Creatividad y que és muy interesante para todos aquellos que se interezcan por desarrollarla. Pueden encontrarse aquí herramientas creativas, recursos, formación y tantas otras temáticas sobre la creatividad. Una página web a visitar.

Portugueses y españoles ¡os saludo a todos!

(P)
Olá a todos!
Pois a partir de hoje, este blog passará a editar-se também em espanhol. Estou dando novos passos na minha vida, e fazendo contactos com os nossos irmãos espanhois, pondo assim em prática a aprendizagem que fiz da sua lingua.
Sempre que necessário passarei a escrever em espanhol, para que me faça entender mais claramente e fazer assim a ponte entre as nossas duas culturas. Ainda que as minhas raizes sejam sempre portuguesas, tenho vontade de cultivar aqui um espaço de diálogo entre as nossas duas culturas, contribuindo para mudar o espirito de viver de costas voltadas, e assim, escutar o que se se passa de mais interessante do outro lado da fronteira.
Assim, em primeiro lugar, quero partilhar convosco, um site que foi dado a conhecer por uma companheiro aqui em Santiago de Compostela (donde vos escrevo), sobre Criatividade, e que é deveras muito interessante para todos os que querem desenvolvê-la. Podem encontrar ali várias ferramentas criativas, recursos, formação e tantos outros temas sobre a Criatividade. Um site a visitar.

Portugueses e espanhóis, saúdo-vos a todos!

Utopía

FH000020
"Yo creo que todavía no es demasiado tarde para construir una utopía que nos permita compartir la tierra."
Gabriel García Márquez, Escritor colombiano

Dalai Lama em Portugal



"'Vim porque me convidaram...e me deram um bilhete de avião!' Dalai Lama está em Lisboa e diz que a sua missão é a promoção do diálogo espiritual. Na chegada a Portugal comentou a recusa do governo português em recebê-lo e o drama do conflito no Darfur."

Poupar energia é contribuir para a sustentabilidade

BLACKLE
Podemos sempre fazer a nossa parte, e contribuir com a nossa gota de água para mudar um pouco... A conhecida empresa Google, correspondendo à sugestão dos seus utilizadores, deu mais um passo para contribuir para a poupança de energia.

"Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por
exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que
poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.
Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano.
Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura do seu search engine chamada Blackle, que funciona exactamente igual à versão original mas consome menos energia."

Texto recebido por mail

S.S. o Dalai Lama em Portugal

"Os chineses também são seres humanos, por isso temos a esperança que possam também eles iluminar-se" S.S. o Dalai Lama (*)

SS Dalai Lama

Chega hoje a Portugal, na sua segunda visita, desta vez a Lisboa, para partilhar com os seus ensinamentos. Este 'homem' considerado entre os budistas, a reencarnação do Buda da Compaixão, leva a sua sabedoria e compaixão a todos os que estejam abertos a escutá-lo.
De hoje, 13 a 15 de Setembro, estará no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, para três dias de Ensinamentos budistas, (9h30 às 11h30, e das 14h às 16h). No seu último dia, desta passagem pelo nosso país, a 16, estará no Pavihão Atlântico para uma Conferência Pública "O Poder do Bom Coração".
Para além do seu papel enquanto 'lider' espiritual do Budismo, á que relembrar que Dalai Lama é simultaneamente o lider no exílio (em Dharamsala, no norte da Índia) do governo do Tibete, região ocupada pela China desde os anos 50. Este prémio Nobel da Paz, tem sido uma inspiração para o mundo, na busca de uma solução pacífica para um conflito que já dimizou milhares de templos, de tem procurado o extremínio cultural da milenar sabedoria tibetana.
"A China é uma grande nação e tem uma longa história. Mas no séc. XX atravessou dificuldades. Uma das grandes mudanças foi que algumas pessoas acharam que poderiam mudar o Mundo com regimes ditatoriais. Os modelos totalitários não têm futuro. Estou certo que a China vai mudar para melhor. Já a situação no Tibete é muito séria, mas os problemas não são devidos a catástrofes naturais nem a guerra civil, mas sim a hóspedes que abrigamos sem os termos convidado."
Sempre buscando no budismo o 'caminho meio', Dalai Lama tem procurado oferecer á China uma solução que seja viável para ambos os países, e que passe por uma solução construtiva e de diálogo entre as partes envolvidas no conflito.
"Encontraremos uma solução. Se, em negociações comuns, se decidir que o Tibete deve fazer parte da China, ficando nós com uma política externa própria e de defesa, (...) Aceito um país com dois sistemas."
Um exemplo a seguir, para um mundo melhor.

******************************************
CAUSA TIBETANA (alguns dados e números)
******************************************

*
* Anos 60/70 » 6.000 templos Budistas
** Actualmente » 10 tempos Budistas
** 1.200 milhões de tibetanos dizimados
pelo governo Chinês
** Actualmente a população chinesa
é maior que a população tibetana
graças a políticas de imigração incentivadas
pelo governo chinês
** O governo chinês proibiu as reencarnações
Budistas, enquanto anunciou que a China
tinha encontrado o 'verdadeiro' Panchen Lama,
filho de um membro do partido comunista chinês...

(*) in, revista 'NS', 8 Setembro 2007