31 de maio de 2008

A nossa bússola está dentro de nós


Acabo de ler um livro que me tocou no que há de mais profundo do meu Ser - A Bússola Interior - de Álex Rovira Celma. Acredito que são os livros que nos encontram a nós e não o contrário (embora muitas vezes procuremos por eles). Este livro, encontrou-me, aqui em Santiago de Compostela, faz sensivelmente um mês. Não era um dia especialmente diferente dos outros. Não foi um encontro tipo "místico", assim do tipo, "estava eu numa velha e poeirenta livraria, quando me caiu este livro em cima...". Era um domingo chuvoso, e passei por acaso numa pequena feira do livro, que costuma acontecer, por aqui todos os anos. Na primeira banca onde passei, este livro estava lá, e conhecemo-nos.
Assim que o começei a ler, mexeu com todas as minhas células e activou a minha consciência. Faz tempo que não lia assim um livro, e que não lia um Livro assim! Mesmo em castellano, que não é a minha lingua materna, conseguiu abrir, página a página, o meu coração. As palavras faziam sentido e tocavam em coisas, que tinha já vivenciado nos últimos anos da minha vida, mas que pura e simplesmente estavam adormecidas, esquecidas... Depois de terminar o livro, quis voltar a relê-lo e a saboreá-lo, a degustar cada pensamento, cada página, cada linha, como se o estivesse lendo pela primeira vez.
Quero partilha-lo com todos aqueles que amo, amigos, conhecidos, pessoas que me lêem neste blog. Porque este é um livro que não vou esquecer. Sei que não foi escrito para "mim", e ao mesmo tempo sinto-o escrito para que o lê-se, para me encontra-se nele, para que me reencontra-se em cada uma das suas cartas.
Que possam disfrutar da descoberta da vossa bússola interior, e com isso devolver sentido para a vossa missão aqui e agora.
Aconselho ainda do mesmo autor, "A Boa Sorte", que li em Galego, e também me encantou!
Sites:
http://www.labrujulainterior.com
http://www.alexrovira.com

1 comentário:

  1. Alex, adorei a recomendação, vou ler e logo te passo minhas impressões, porém já adianto que me parecer completar neste momento esta leitura. muitos beijos

    ResponderEliminar