20 de maio de 2008

Criactivismo

Uma ideia, uma nova filosofia, uma visão holística, sobre como pode a criatividade contribuir para um mundo melhor: mais justo, mais livre e mais consciente.

Criar é o verbo que está na origem de todas as coisas. A origem da vida é a criação. Tudo o que nos rodeia foi concebido, criado, a partir não só de um conjunto de 'leis' inexoráveis da Natureza, mas também em conexão com uma Consciência maior a que damos muitos nomes, de acordo com as nossas convicções, crenças e culturas. A criatividade é assim uma energia vital que se manifesta no primeiro momento em que algo nasce. Para nascer, para crescer, para aprender, para nos desenvolvermos, pomos permanentemente essa energia vital em acção.
A acção é o que nos faz crescer. Para nos movermos de um lado para o outro precisamos de desenvolver uma acção. Na nossa relação com o mundo, precisamos de activar as nossas funções vitais, assim como as nossas actividades motoras; mas também as nossas emoções, sentimentos, inteligência e intuição. A nossa mente em acção é pensamento. O pensamento transformado em ideia é co-criação, em acção é realização. Nesse processo entra também o nosso consciente assim como o nosso subconsciente. Esse diálogo, entre essas duas dimensões, contribui para o (re)encontro com a inteireza do Ser que somos.
O Criactivismo é uma visão para o mundo. Para transformar o Mundo que temos, através do activismo da consciência para uma mudança de paradigma. Um novo paradigma que restabeleça a harmonia entre o homem e a natureza de que é parte integrante. Uma visão que busca um desenvolvimento sustentável do planeta. Uma consciência social que busca mudanças radicais, que regressem á raiz e que devolvam ao ser humano a sua dignidade, liberdade e direitos fundamentais, em equidade com todos os outros seres sensíveis.
O Criactivismo quer ser a inspiração e o estímulo para um movimento global, que actue localmente com respeito á diversidade transcultural e biodiversa do planeta terra. O criactivismo busca inspiração nos movimentos baseados no novo paradigma que foram e são seus mestres, aportando experiências, vivências, sabedoria e conhecimento, na sua práxis e na sua ética.
O Criactivismo busca a aliança da consciência humana, através da criatividade, como caminho para uma tranformação global radical (que vá á raiz dos problemas). O mundo que temos já não funciona como está. Precisamos de ser criativos para o mudar. Precisamos de antes de tudo crer, para mudar, para transformar. Precisamos resgatar a nossa energia vital e pormo-nos em comum com outros humanos que estão nessa saga da transformação. Precisamos de activar as nossas mentes, os nossos corpos e os nossos espíritos para resgatar a herança que o Universo nos brindou – a nossa Consciência. Precimos de fazer do verbo a acção para a transformação – criactivar!

1 comentário:

  1. Através deste post tao inspirador deixo aqui os meus Parabéns a todos os Seres Especiais que estão nessa saga da transformação. Criativos e Inovadores, com quem convivo diariamente, tanto na minha vida pessoal com o meu companheiro, como profissional através de todas as empresas que apoio com a gestao dos seus projectos tecnologicamente inovadores!!

    Alex um Bem haja para Ti! É bastante especial para mim acompanhar esta Criaçao...
    Muita Força!

    Saudaçoes Criativas ;)
    Susana

    ResponderEliminar