20 de abril de 2008

21 de Abril - Dia Mundial da Criatividade e Inovação



A ideia foi lançada por Marci Segal un director de arte/publicitário de Toronto (Canadá) que decidiu promover em 2001 o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, motivado por um artigo publicado na imprensa que criticava a falta de ideias dos publicitários canadianos. Desde então celebra-se este Dia Mundial, cada 21 de abril, juntamente com a Semana da Ideia, de 22 a 25 de abril.

Elegeu-se este dia por coincidir com o nascimento de uma das mentes mais criativas da história da humanidade, Leonardo Da Vinci.

Esta iniciativa comemora-se em diferentes cidades de vários países do mundo e pretende converter-se num evento mundial. Com o objetivo de organizar uma rede que colabore para unir esfuerços a favor da criatividade, foi criada uma página Web e existem representantes em diferentes cidades do mundo que promovem actividades que fomentam a participação e a criatividade.

Sendo este o tema central deste blog, não poderia deixar passar esta iniciativa. Pois foi precisamente com o propósito de fazer deste 'projecto' um espaço de divulgação, reflexão, partilha, diálogo que nasceu o Semear Criatividade.

Recordo aqui um trecho de um dos primeiros posts (com uma revisão de redacção) que aqui publiquei, para (me) relembrar, a visão que alimenta toda acção que tenho vindo a desenvolver, com a publicação de multiplas ideias, noticias, acções, projectos... sempre buscando através de uma visão holística o desenvolvimento da criatividade integral, que contribua para o desenvolvimento humano, social e ambiental.

"Semear implica acção e requer capacidade de pôr a nossa visão em movimento, através da nossa missão. Trazer a energia do 'Céu' à 'Terra' (visão taoista), criando um arco infinito por onde passe toda a energia criativa que possa ser canalizada para que se cumpra essa missão num ciclo completo de fertilidade. Depois de amadurecer, poderá ser colhida. Neste processo, é importante, cuidar também da preservação das sementes, para que a fonte não seque e se possa assim assegurar a preservação dessa mesma energia por mais sete ciclos (visão sustentável).

Criatividade é a energia que está em nós, que se expressa através da comunicação e que se articula com a nossa inteligência emocional. Toda a minha vida tenho procurado entender e compreender os mecanismos e o processo pelo qual podemos fazer fluir essa energia; como usufrir dela, e contribuir com essa mesma energia para a nossa harmonia interior e com o universo.
Assim, aqui estou semeando neste espaço, por onde desejo que fluam ideias, sonhos, pensamentos, esperanças, propostas alternativas, contributos para um mundo sustentável.
Que tudo corra neste rio com o coração aberto, escuta ao outro, partilha entre todos do Ser, do Saber e do Fazer de cada um."

Deixe o repto para que cada um de nós faça deste dia uma celebração da criatividade, para mudar o Mundo para um Mundo Melhor.

Como contributo para este Dia Mundial, deixo ainda alguns links para artigos que publiquei sobre o tema, e continuo vendo como actuais:

» "Semear Criatividade, da visão á acção" 25 de Abril de 2006
http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_04_01_archive.html
» "Design para um Mundo Sustentável"
1 de Maio de 2006
http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_05_01_archive.html
» "Jogar com a Camisola da... Terra"
19 de Junho de 2006
http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_06_01_archive.html

» "Semear Responsabilidade Social: o casamento do design com a tecnologia"
3 de Outubro de 2006
http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_10_01_archive.html

» "Aos sonhadores que nunca desistem"
28 de Novembro de 2006
http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_10_01_archive.html

» "Capital Cultural"
17 de Novembro de 2006
http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_11_01_archive.html

» "Abraços, abraços, abraços"
8 de Dezembro de 2006 http://semearcriatividade.blogspot.com/2006_12_01_archive.html
» "
Ahora...¡Plantar Creatividad!
" 13 de Setembro de 2007 http://semearcriatividade.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
» "
A 'culpa' é... do Petróleo!
" 30 de Novembro de 2007 http://semearcriatividade.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
» "
Imaginar(e) - Conference
" 22 de Novembro de 2007 http://semearcriatividade.blogspot.com/2007_11_01_archive.html
http://www.youtube.com/
http://semearcriatividade.blogspot.com/
» "
(re)design/(re)diseño
" 25 de Janeiro de 2008 http://semearcriatividade.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

Sem comentários:

Enviar um comentário