3 de outubro de 2006

Semear Responsabilidade Social: o casamento do design com a tecnologia

nigeria-e-book
Houve um tempo que (quase) desacreditei no papel do design na melhoria da qualidade de vida dos humanos e do planeta. Cheguei mesmo a duvidar que pudesse haver alguma coisa de verdadeiramente responsável no ser designer. No entanto, nos dos últimos ano tenho dedicado alguma atenção ao que vai fazendo neste "mundo do design", em com foco no design sustentável, em particular na área da responsabilidade social.
Quando encontro exemplos como este, do projecto "One Laptop per Child" retomo a esperança de o design aliado á consciência, usando a tecnologia, pode ter um papel importante na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento humano e em harmonia com a Terra.
O projecto 2B1, que tem como mentor Nicolas Negroponte, um conhecido "guru" da inovação do MIT, é um modelo de laptop para crianças, é "uma poderosa ferramenta de aprendizagem criada especialmente para as crianças mais pobres que vivem nos lugares mais remotos".
Desenhado por especialistas de várias áreas de competência, conjugando vários talentos extraordinários e a experiência colectiva em todos os aspectos deste projecto, de carácter humanitário e sem fins lucrativos, este é um exemplo para o mundo e merece ser divulgado, apoiado e estimulado.
Procurando desta forma novas soluções de sustentabilidade, casando várias áreas do saber e do conhecimento humano, posso retonar aquela parte de designer em mim que vive a vida com esperança.
nigeria

Sentido de Comunidade

Estive recentemente num maravilhoso encontro, no Algarve, com a presença de dois representantes da Nação Cherokee, Standing Bear e Laurinda Reynolds, de quem tive o enorme previlégio de receber alguns ensinamentos dos "nativos americanos".
Partilho a imensa alegria e gratidão pela sabedoria que me foi revelada, nas palavras simples que me trazem um sentido renovado do que é semear comunidade.

"O verdadeiro sentido de comunidade vem do compromisso. Se queremos estar num circulo, é importante que assumamos a nossa responsabilidade por isso. Assumamos a nossa parte, participando com algo de nosso, de cada um de nós, algo com que possamos contribuir para o circulo e para a comunidade."