15 de julho de 2008

Ecos da Grande Festa da Troca Solidária!

"A Festa estava linda, pá..."
Chico Buarque




No passado Domingo, 6 Junho
Foi bom celebrar com tantas pessoas que me acompanharam na vida. Rever a familia, pessoas que me conhecem desde criança, amigos de infância, amigas de presente caminho holístico... Foi uma oportunidade para todos, de experimentar uma outra forma de troca, a troca solidária.

Doei várias coisas do recheio da minha casa, que nesta nova fase da minha vida, são desnecessárias, e que não pude trazer comigo, para a minha nova casa. A festa foi um verdadeiro sucesso. Posso dizer que ultrapassou as minhas próprias expectactivas, tanto em adesão, como em participação. Acima de tudo valeu pelo espirito com as pessoas se apresentaram e 'entraram' também na onda Festa da doação. Fico super-feliz, por saber que muitas das coisas, que deixaram de ser úteis para mim, ganharam uma nova vida, para os muitos 'visitantes' que para li passaram.

Esta foi uma iniciativa inspirada nos valores da economia solidária. Partiu da necessidade de dar um destino útil a esses objectos que deixaram de ser úteis para mim, e que não queria simplesmente deitar fora. Porque acredito que todas as coisas têem um valor, nem que seja simbólico, propûs uma troca; doei os meus objectos em troca do que cada pessoa se dispôs a fixar como o valor justo para o seu donativo, dentro das suas possibilidades. Esta já é uma prática de muitos milhões de humanos, que em vários pontos do planeta, buscam todos os dias novas formas de 'comércio' justo, solidário, baseado no trocal. Uma prática tão milenar, quanto o são as trocas de produtos e serviços entre pessoas.

Animou-me de tal forma esta iniciativa, que não pude deixar de a compartilhar com os 'meus' leitores. Estou animado a lançar outras iniciativas com companheiros do lugar onde vivo, e a lançar aqui esta semente. Sei que esta é uma forma singela de contribuir para a sustentabilidade do planeta; é a que está ao meu alcance e que me faz muito sentido!
Acredito que se cada um de nós, contribuir com a sua parte, podemos mudar as muitas consciências, a partir da acção consciente, do consumo consciente e das trocas solidárias.
Animo a todos os que não sabem o que fazer dos seus objectos, a organizarem festas ou feiras solidárias. Onde o principio é o do ganha-ganha e não o de ganham uns e pedem outros. Todos podemos ganhar com esta forma solidária de economia. Os promotores, as pessoas que encontram algo que ainda pode ser útil para si, por um valor justo e solidário. Ganha a sociedade, porque permite a algumas pessoas com menos recursos, de acederem a bens que de outra forma não seria possível. Ganha o planeta, pois aumenta-se o ciclo de vida de objectos de de outra forma, seriam simplesmente eliminados, com custos muito elevados, em termos ambientais para o planeta.
Animo-os a lançarem estas iniciativas, no vosso grupo de amigos, no vosso bairro, na vossa comunidade. A criatividade de cada um pode trazer novas formas de por em acção este ideia. Se simplesmente cada um contribuir com a sua gota de água, estará contribuindo para gerar uma onda de mudança, que é já um grande começo.

Sem comentários:

Enviar um comentário