17 de novembro de 2006

A imaginação das crianças

3682-toy3

Foi num programa da 2: "Amazing Animal Inventions", que fiquei a conhecer um dos mais prodigiosos e imaginativos inventos humanos. Neste caso trata-se de um prótotipo de uma carro completamente ecológico movido a...hamsters!!!
Calma!!!... antes que os meus queridos amigos da defesa dos direitos dos animais me trucidem (ou me ponham a pedalar nalgo semelhante a este carro - lol), deixem-me dizer que esta foi uma ideia de duas crianças japonesas, de doze anos, que participaram num concurso promovido pela "Toyota Idea Olympics". Este concurso, dirigido às escolas e universidades, premeia anualmente ideias inovadoras para o desenvolvimento de carros ecológicos, tendo sido este ano, o "Hamster Car" – o grando vencedor do "Winner of Dream Car".
Não se assustem, porque os animais não são sujeitos a maus tratos, nem são obrigados a por o carro a andar, se não for essa a sua vontade. A ideia é muito simples, valoriza a amizade das crianças pelos pequenos ratinhos, criando-lhes um espaço com todas as comodidades e conforto, desde a ventilação à alimentação passando pela área de lazer, onde os pequenos roedores, costumam brincar na roda.
O mecanismo é simples: sempre que os ratinhos brincam na roda e exercitam os seus músculos, é gerada electricidade que é acumulada numa bateria. Quando a bateria indica num sensor que está carregada, o condutor pode iniciar a marcha, e acelarar à fantástica velocidade de 12 km/h!
Direi que não sendo ainda a solução perfeita, é uma ideia de grande genialidade; claro que podemos assumir que seria preferível não usar os ratinhos, ainda que a estes não seja inflingido sofrimento. Mas que é uma solução inteligente, que nos mostra o quanto temos que aprender com a criatividade das crianças, e como estas conseguem partilhar conosco ideias que podem abrir caminho a soluções para um mundo mais sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário