30 de outubro de 2008

O 'Mestre', a Arte e o Caminho


O Sensei Morihei Ueshiba (1883-1969)

Durante muito tempo recusei a ideia de que precisamos de um 'Mestre' nas nossas vidas. Por ironia venho de uma familia de Mestres: de apelido! Enquanto neguei o 'Mestre', ele não se revelou, e assim, também a possibilidade de aceder a outros níveis de consciência, de sabedoria não me foi revelado. Depois, quando quis muito encontrar o 'Mestre', ele não se revelou, porque simplesmente eu não estava pronto para o conhecer. Ainda não tinha apurado o meu coração, e a minha Arte ainda não havia amadurecido.
Quando finalmente aceitei que o importante, na minha vida, não era o objectivo de aperfeiçoamento da minha Arte, mas sim do Caminho, aí o 'Mestre' revelou-se. O Mestre que cada um busca para a sua vida pode estar espelhado, num Mestre (exterior); alguém que tem a ética, a consciência, o conhecimento, a Arte e a sabedoria, que pode ser um exemplo de vida para nós próprios. Alguém de quem estejamos dispostos
a receber, humildemente, os seus ensinamentos.
O nosso Mestre interior revelar-se-á quando, estivermos naquela etapa do caminho, em que pensamos quase desistir, e então algo muito forte, interiormente, nos diz - segue em frente, segue o teu caminho, tu conseguirás! Entranto, disfruta!
A Arte revela-se na forma como nos damos á estrada, como pisamos no trilho, como movimentamos o corpo, como dançamos com o vento, como acolhemos o sol e a chuva na cara.
No caminho da criatividade, aplicada ás nossas vidas, o 'Mestre' manifesta-se, quando nos inclinamos majestosamente sobre as águas agitadas, conectamos com o nosso Eu no plano mais elevado e nos dispomos a acolher com simplicidade, aquilo que a Vida tem para nos brindar.
Nesse momento, o Mestre a Arte e o Caminho são um só.

Sem comentários:

Enviar um comentário