25 de setembro de 2008

Creactivismo - activar a creatividade


Acto Poético - "Quanto pesa um Poema?" - realizado com a minha filha Rita, em Agosto de 2008, em Aveiro, Portugal.
Uma das formas mais poderosas e simples de activar a criatividade, é pormos em acção as nossas ideias. Mesmo com um simples giz de tijolo, escrever um poema na berma da estrada, no passeio... a imaginação sem limites, com consciência.

Para activar a criatividade no mundo é preciso começar por dentro. Por nós mesmos. Antes de activar a nossa criatividade é preciso crer. Desmontar mitos, ideias pré-concebidas. Limitações mentais sobre o nosso potencial criativo. Precisamos de resgatar a nossa inteligência criativa e emocional. Resgatar o nosso Eu criativo. Para mudar o mundo é preciso mudarmo-nos a nós mesmos. Isso só é possível com um trabalho noético em torno da consciência. Restablecendo a nossa conexão com uma consciência maior, universal, criadora e criada por todas as coisas. Uma consciência global só pode desenvolver-se partir da consciência de si mesmo. Uma consciência social só pode desenvolver-se a partir de uma consciência do Eu e do nós ao mesmo tempo.
O Criactivismo é a chama que faltava para nutrir essa mudança. É a visão que lidera a acção. Criactivar é o verbo que transforma na acção de cada um com o outro, com o ambiente e universo, a Consciência desperta.
O Criactivismo é um movimento que não pode parar no próximo momento. Não é uma questão de fé em qualquer “Diose”, mas de fé no que há de mais sagrado em cada um de nós, a energia vital da criatividade. Uma energia poderosa e capaz de activar milhões de outros seres.
A criatividade sem consciência pode levar á barbárie. Ao holocasto. A perca total da noção do valor que tem um ser humano. Do valor que tem a natureza. Do valor da vida. A consciência aporta a dimensão noética necessária a uma visão alargada, consciente que o Eu existe em relação com o Outro, e que cresce na acção com o Outro, em interacção com o ambiente que o rodeia. O ambiente é também um actor, que participa, que actua, e que também é consciência. A criatividade é energia e o activismo é o que a transforma em matéria. Num intercâmbio que leva á transformação.
Por isso é preciso dessiminar uma nova pedagogia da criatividade que resgate o melhor do ser humano. Do projecto que é o ser humano. Porque esse resgate é urgente, porque todo o planeta depende desse renascer consciente, o criactivismo é o contributo que tenho para vos oferecer.

Criactivamos juntos?

1 comentário:

  1. Amigo! A última vez que "vim" ao teu blog saí claramente enternecida pelo que li; aquelas coisas simples que podemos fazer no dia a dia e a vossa venda em lisboa foram o suficiente para umas lágrimas de comoção me escaparem..... estava num dia "blue" e senti-me muito melhor por acreditar e sentir que existem pessoas, como vocês, que sentem e pensam como eu! Pessoas que apenas querem coisas, experiências simples e "suaves" para connosco. Um obrigada pela sensação de bem-estar que me transmitiste. Um bem haja para vocês. beijos.

    ResponderEliminar