16 de junho de 2008

Roteiro de criadores em Santiago



Terminou este domingo 15, a segunda edição do "Rotero de creación" em Santiago de Compostela. Um projecto independente, ainda que contando com alguns apoios institucionais, dos vários organismos públicos galegos, e que marcou durante uma semana o panorama da criatividade em Santiago. Um projecto que merece ser apoiado e desenvolvido, porque contribui sem dúvida para criar uma dinâmica cultural alternativa, capaz de movimentar as "gentes" que por aqui vivem, e caminham, por entre o que se faz no universo da arte, da cultura, da criação.


Recordou-me um evento semelhante, que ocorreu nos anos 90, em Lisboa, de noite, em que se podia fazer um roteiro por vários ateliers, e casas de artistas, centros de exposições, ou simples espaços de criação.
Este "Rotero de creación" contou com a participação dos visistantes, em várias iniciativas interactivas, que convidavam a participação na obra do artista. Esse foi sem dúvida um dos aspectos mais interessantes de alguns dos projectos que participaram neste evento. Esta postura de manter a obra aberta, para se construa com os espectadores que passam a actores, abriu uma outra dimensão participativa, enriquecedora, tanto do ponto de vista do conteúdo, como da própria mensagem/linguagem.


Com o evento deste ano, nasce também uma nova associação, que irá gerir o evento do ano seguinte, assim como de outras actividades dentro desta área. Um projecto que merece todo o apoio e divulgação. Para que Santiago possa crescer culturalmente, que seja uma cidade aberta ao mundo, com uma dinâmica multicultural, e geradora de um movimento de criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário