19 de junho de 2007

SOS Planeta Terra!

planeta

Tudo o que possa ser feito em prol da sustentabilidade no planeta Terra merece a nossa atenção e o nosso apoio. O mundo estará de olhos na questão do aquecimento global e é importante que isso possa ajudar a despertar consciências.

A RTP, tem transmitido todos os dias, em horário nobre um programa, SOS TERRA, de apoio ao evento "Live Earth 2007" e que terá transmissão directa no Canal 1.

"Estes programas diários, apresentados por Sílvia Alberto, falam sobre as catástrofes ambientais, as mudanças climatéricas que daí advêm, o concerto “Live Earth” que se vai realizar em palcos de todo o Mundo e, claro, dos artistas que já confirmaram a sua presença."

O festival "Live Earth", que será realizado em prol do meio ambiente, vai acontecer no dia 7 de Julho com mais de 150 atracções tocando durante 24 horas em sete cidades do mundo.

"O Mestre e o Escorpião"...

"Um Mestre Oriental viu um escorpião que se estava a afogar, e decidiu tirá-lo da água mas quando o fez, o escorpião picou-o. Como reacção à dor, o Mestre soltou-o e o animal caiu à água e de novo estava a afogar-se.
O Mestre tentou tirá-lo outra vez, e novamente o escorpião picou-o.
Alguém que tinha observado tudo, aproximou-se do Mestre e disse:
- Perdão, você é teimoso? Não entende que de cada vez que tentar tirá-lo da água será picado pelo escorpião??!
O Mestre respondeu:
- A natureza do escorpião é picar e isso não muda a minha natureza, que é ajudar.
Então, com a ajuda de um ramo, o Mestre retirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida."

Aprendi com esta história que é importante não mudarmos a nossa natureza se alguém nos magoar. Tomemos apenas as devidas precauções para que não sejamos magoados da próxima vez.

5 de junho de 2007

Dia Mundial do Ambiente

portugal2100

Hoje no Destak, no dia Mundial do Ambiente, noticia-se um alerta da Quercus, a que não podemos ficar indiferentes. Seria interessante ver os vários candidatos, nas actuais eleições para a Câmara de Lisboa, a discutirem soluções e alternativas no presente para esse 'futuro', que aí está. As "Baixas de Lisboa e Porto podem desaparecer," segundo a Quercus "a confirmar-se a subida dos níveis do mar de quatro a seis metros nos próximos 33 anos, provocada pelas mudanças climáticas, estas duas zonas".
Entretanto, em tempo de reflexão (em torno do G8) sobre soluções e alternativas para minimizar os efeitos das alterações climáticas no planeta, público uma imagem que me chegou por mail, resultado de estudos efectuados por super-computadores, com análises das consequências do aquecimento global para o nosso país, e que merece reflexão e tomadas de decisão urgente. Seria bem mais interessante discutirmos e decidirmos sobre alternativas que contribuam para a sustentabilidade do nosso país de acordo com estas previsões (à parte as versões serem mais optimistas ou pessimistas), em vez de discutir a localização do novo aeroporto da Ota... é que pode não existir Ota para aterrar!

Hoje é preciso (re)lembrar o compromisso



No preciso momento em que os mais 'poderosos' do planeta, se reunem no G8, na Alemanha, é importante relembrar a mensagem deixada pelas crianças no RIO 92. Ass alternativas ao G8 existem e estão reunidas em busca de novas soluções criativas. Para que os nossos filhos, e os filhos dos nossos filhos, possam continuam cumprir o presente e sonhar com um futuro sustentável, para todos, neste planeta.

4 de junho de 2007

Portugal a 'Bombar' talento!

DVDfoto
Fui no Domingo passado ao encerramento de mais um Festival Portugal a Rufar, e assisti a um grande, grande concerto! Os Kumpania Algazarra conseguiram mostrar com o seu talento, que é possível por Portugal a bombar criatividade!